Enseada

Reposicionando a indústria naval brasileira


Estratégia de marca | Posicionamento de marca | Estratégia de Comunicação | Marca | Identidade visual | Campanha de Lançamento da Marca


A marca Enseada foi criada para representar um novo momento de um setor estratégico para o Brasil: a indústria naval e offshore.

Inspirada no universo de formas da construção naval, o logotipo remete ao formato hidrodinâmico dos navios, enquanto as barras laterais amarelas representam os gigantescos guindastes que movimentam suas estruturas inteiras – item do qual a identidade da marca se apropria e explora como elemento gráfico. Além de associar ao guindaste, as barras sugerem a ideia de foco e segurança, dando personalidade e consistência à comunicação.

Por fim, trazemos as cores do mar e o dinamismo do oceano, presente nos detalhes das letras, formando uma unidade que traduz os principais atributos da empresa: tecnologia, robustez, durabilidade e superação.

A Ideia

Desde o início do projeto, toda a equipe foi muito influenciada pelas incríveis formas e desenhos presentes nos projetos navais e nos estudos hidrodinâmicos que definem a forma dos cascos das embarcações. Nossa ideia foi mergulhar neste universo e criar um logotipo e uma identidade proprietária que pudessem retratar de maneira poética este universo industrial tão bruto.

Execução

Depois de muita pesquisa tipográfica começamos a desenhar letras inspiradas pelas formas da hidrodinâmica. O “A” se associa à proa de um navio; o "E" e o "D" representam a curva do casco; já o "S" e o "N" mostram o movimento e dinamismo do mar.

A identidade fotográfica foi pensada com cuidado: muita área de respiro, cortes impactantes e formas que traduzissem robustez e criassem noção de escala. As cores das imagens também deveriam valorizar o logo e permitir o uso em diversas aplicações.

Relevância e Adequação

Depois de muita pesquisa tipográfica começamos a desenhar letras inspiradas pelas formas da hidrodinâmica. O “A” se associa à proa de um navio; o "E" e o "D" representam a curva do casco; já o "S" e o "N" mostram o movimento e dinamismo do mar.

A identidade fotográfica foi pensada com cuidado: muita área de respiro, cortes impactantes e formas que traduzissem robustez e criassem noção de escala. As cores das imagens também deveriam valorizar o logo e permitir o uso em diversas aplicações.

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