Projeto Editorial | Marca | Storytelling
A coleção Escola é Nossa da Editora Scipione (Somos Educação) passou por uma reformulação pedagógica. Posicionada para o ensino público, a coleção trazia um conceito mais atual, sendo o desafio da Keenwork, traduzir o novo conceito no projeto gráfico editorial.
Criamos uma estratégia de posicionamento de produto a partir de um storytelling, que utiliza um sistema de capas para propor uma reflexão sobre a situação da educação no Brasil.
Como o design poderia colaborar com seu papel transformador, trazendo impacto positivo para a sociedade além de uma capa atrativa?
Criamos uma série de capas onde a educação e a escola aparecem como o caminho, ajudando a despertar nas famílias e crianças de baixa renda a consciência e importância da educação. Assim a capa, além de atrativa, contribui para transformar o atual cenário brasileiro, de evasão escolar e pouca valorização do professor.
Propusemos uma marca da coleção que interage com o design da capa, destacando sempre um caminho que leva até a escola.
Com um olhar construtivo, as capas ilustradas refletem os conteúdos dos livros, destacando elementos-chave de cada fase do aprendizado e promovendo a diversidade, cidadania, tolerância e inclusão social como caminhos para a educação.
O projeto obteve grande aceitação, gerando admiração e identificação por parte de professores, orientadores e diretores, com aprovação recorde no PNLD 2016 (Plano Nacional do Livro Didático) para o Ensino Fundamental.
O projeto também foi reconhecido com o prêmio de bronze na categoria Projeto Editorial no Prêmio Internacional de Design pela Associação Objeto Brasil.