Fouta Harissa

Marca brasileira, alma tunisiana


Marca | Identidade Visual | Brand Book


Fouta Harissa é uma marca brasileira de toalhas tunisianas – as foutas, peças tradicionais, de alta qualidade e durabilidade, são feitas em tear manual nos países de cultura árabe do Mar Mediterrâneo, tendo recentemente obtido popularidade na Europa e nos Estados Unidos.

A proposta da Fouta Harissa é reinventar um produto tradicional dando-lhe um novo contexto por meio do design, da comunicação e da moda sem gênero.

Dinâmica e jovem, criamos uma marca experimental que representa a pimenta Harissa, outro item indispensável da cultura tunisiana. O logo é feito com a colagem de pedaços de foutas. A identidade se faz dos elementos gráficos presentes nas próprias toalhas: seu formato retangular, suas listras e pontilhados, e suas cores.

A Ideia

Um contexto tão plural exigia uma marca única, experimental, diferente de todos os padrões de "marcas modernas" que tanto vemos ultimamente.

Nos inspiramos na abstração e no recorte de culturas para construir algo novo, sólido e com presença, focado no público jovem, e nos formadores de tendências.

Uma marca múltipla, sem gênero, mas com muita voz e personalidade.

Execução

A marca possui uma série de variações do logo em uma identidade flexível, podendo ser usada com ou sem assinatura em uma variação de fundos e modos de aplicação.

A identidade valoriza o uso da fotografia com interferências gráficas e o tom de voz jovem e empoderado representando um movimento de busca por experiências e por produtos com verdadeiros significados.

Foi criado um brand guide para a marca, modelos de posts para redes sociais, definição dos elementos gráficos e diversas sugestões de uso.

Relevância e Adequação

A marca, que tem como principais canais de vendas redes sociais e feiras independentes, defende um novo modelo de negócio baseado em relações fair trade (comércio justo) e na economia criativa.

Sempre com muita energia e atitude, o projeto gráfico entra como elemento estratégico para tangibilizar a proposta de valor do produto, diferenciar a marca e ajudar a construir seu discurso de moda consciente, multipropósito e unissex.

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