GRU – Airport

Sinalização Back office


Sinalização | Way finding | Ambientação


Quase todos conhecem as áreas de embarque e desembarque dos aeroportos, mas poucos se dão conta da estrutura back office que existe por traz de um aeroporto. No GRU Airport, o mais movimentado aeroporto da América do Sul, existe uma “cidade” com mais de 30.000 funcionários que circulam todos os dias, fazendo com que o aeroporto receba 35 milhões de passageiros por ano.

Este foi o desafio da Keenwork, desenvolver um sistema de sinalização para as áreas administrativas, pátio de operações e armazéns. Além de criar um procedimento para padronização no uso da marca das companhias aéreas e de terceiros.

Um projeto de alta complexidade, que demandou das nossas equipes de arquitetura, design e produção, um diagnóstico preciso, soluções tecnicamente excelentes e implantação bem sucedida.

A Ideia

Nossa proposta foi um sistema que pudesse ser eficiente como “wayfinding e ao mesmo tempo contribuir para a revitalização do ambiente, colaborando com a modernização dos sistemas e com a eficiência do aeroporto. Melhorias que ajudaram a marcar a nova fase de gestão feita por uma concessionária privada.

O Design das placas é inspirado na forma da asa de um avião e no formato do cartão de embarque. Assim as placas possuem um corte lateral transmitindo movimento e personalidade própria. A solução cria associação com o avanço de tecnologia impulsionando e frisando a modernização do aeroporto.

Execução

Para aumentar a eficiência da sinalização, foi realizado um detalhado estudo sobre as normas internacionais, bem como diversos protótipos que possibilitaram uma criteriosa escolha de tamanho das informações, garantindo a melhor legibilidade nas diversas distâncias de visualização. Com isso asseguramos excelência técnica em locais e operações de alto risco como o pátio de manobra das aeronaves e movimentação de bagagens.

O projeto construtivo, traz modernidade, durabilidade, facilidade de manutenção e sobretudo adaptação, pois, criamos um sistema flexível e inteligente que permite a mobilidade dos espaços e das funções, com uma simples troca da cobertura frontal de cada placa ou grupo de informação em uma mesma placa.

Resultados

O projeto foi implantado com sucesso, proporcionando uma excelente relação custo-benefício e flexibilidade para o crescimento e modernização do aeroporto. Um projeto de alta complexidade com mais de 100 diferentes suportes de identificação, implementados com perfeição em 10 quilômetros quadrados de área.

  • Metalfrio

    Estratégia de marca • Posicionamento de marca • Estratratégia de comunicação • Naming Relacionado
  • Bluevision

    Inovação • Estratégia de marca • Branding Relacionado
  • CLENEA BABY

    Branding • Naming • Embalagem Relacionado

NOS CONTE SOBRE SEU DESAFIO

Entre em Contato
PT