Imprimindo o Futuro

Inovação e design em gravidade zero


Brand Strategy | Brand Experience | Naming | Visual Identity | Brand Book


As explorações espaciais resultaram em avanços tecnológicos e científicos que impactaram toda a humanidade. Imprimir e reciclar plástico no espaço, com tecnologia brasileira, será o próximo grande passo.

Nada poderia ser mais desafiador: criar a marca e a estratégia para a parceria entre a Braskem e a Made In Space, startup que nasceu no Vale do Silício para apoiar a Nasa e os astronautas da International Space Station (ISS) a imprimir e reciclar peças de reposição em gravidade ZERO utilizando o plástico verde, e ampliando a sustentabilidade e a autonomia das missões espaciais.

Uma marca criada para representar as novas fronteiras da tecnologia em impressão 3D. Seu símbolo é inspirado na fita de Moebius, forma geométrica complexa que convida o observador a desafiar o olhar e entender o movimento da forma.

A identidade cria um ambiente virtual que simboliza a gravidade zero no espaço. Afinal, o maior desafio da impressora 3D foi justamente viabilizar a impressão em gravidade zero.

A Ideia

A Nasa tem a intenção de habitar Marte até 2030 e, por isso, tem investido e buscado parceiros para desenvolver tecnologias que proporcionem vida fora da Terra. A marca Imprimindo o Futuro representa a tecnologia de impressão 3D e as novas possibilidades de autonomia que se abrem para além das fronteiras de nosso planeta.

A ideia central é criar um ambiente de marca totalmente inusitado, que leve as pessoas a se desafiarem e entenderem as formas complexas do espaço e da impressão 3D em uma solução visual futurista que explora a relação dos planos e a gravidade zero.

Execução

Desenvolveu-se marca, estratégia e uma identidade visual proprietária, com símbolo inspirado na fita de Moebius, uma forma geométrica complexa – superfície tridimencional onde não há lado de dentro ou de fora, não há começo e nem fim –, que convida o observador a desafiar o olhar e entender o movimento da forma que sugere o infinito do espaço.

A identidade é criada por um ambiente virtual que simboliza diferentes planos e a gravidade zero. Afinal, o maior desafio da impressora 3D foi imprimir em gravidade zero.

Relevância e Adequação

Quem somos nós? De onde viemos e para onde vamos?

As expedições espaciais são tão importantes para a para a ciência como para o desenvolvimento humano. São a partir delas que evoluímos pesquisas climáticas, etendemos os impactos causado pelas mudanças climáticas e criamos diversas soluções que hoje fazem parte da nossa vida como as câmeras de celular, luz LED e até próteses robóticas.

Utilizando o plástico de origem renovável, o projeto Imprimindo futuro é uma iniciativa singular que amplia a autonomia das missões espaciais.

Tamanho o sucesso do projeto que rendeu um documentário do Discovery Channel: Mundo Inovação.

Desde então, a marca ganhou repercussão internacional, projetando a Braskem e o Brasil no mundo das tecnologias disruptivas, e alcançando:

• 112 reportagens em jornais, TV, revistas e sites

• 29 milhões de pessoas impactadas

• 3,1 milhões de visualizações em vídeo nas redes sociais

• 100 mil interações nas redes sociais

  • Metalfrio

    Estratégia de marca • Posicionamento de marca • Estratratégia de comunicação • Naming Relacionado
  • Bluevision

    Inovação • Estratégia de marca • Branding Relacionado
  • CLENEA BABY

    Branding • Naming • Embalagem Relacionado

NOS CONTE SOBRE SEU DESAFIO

Entre em Contato
PT