Experiência de Marca, Branding
O mundo vivencia hoje um novo olhar para a sustentabilidade e, com isso, a relação das empresas com a sociedade está evoluindo. Vivemos um cenário de desafios, que pede mais iniciativas onde o papel das empresas no mundo também se transforma por completo
Através de uma nova identidade visual e de um manifesto público, ajudamos o Itaú a traduzir seu novo posicionamento de sustentabilidade para todos os seus stakeholders e sociedade.
Com isso, o banco passa a ver sustentabilidade como premissa de negócio, transversal a todos os seus produtos e serviços.
Uma marca tipográfica, que segue a arquitetura de marcas do Banco Itaú, ganhou distintividade através de uma identidade visual proprietária. Desenvolvemos uma solução simples, mas cheia de personalidade, que possui como principal elemento gráfico uma linha que representa a conexão entre as empresas e a sociedade, entre os protagonistas e suas iniciativas, entre o banco e a sociedade.
Tão importante quanto a mensagem, o estilo fotográfico é autêntico e humano e foi pensado para representar diversidade e atitude.
Criamos chamadas próximas e engajadoras, com uma linguagem que desperta orgulho, atitude e o coletivo. O território textual busca sempre simplificar os conceitos de ESG e tornar o entendimento acessível para toda a sociedade.
Imergimos nos desafios globais, nos aprofundamos em diversas pesquisas e diálogos com especialistas, colaboradores, lideranças, clientes, acionistas, fornecedores e cidadãos para analisar e descobrir como traduzir esse novo posicionamento do Itaú.
Além da identidade visual, foi desenvolvido um documento em formato de relatório que apresenta para a sociedade todos os compromissos estabelecidos pelo banco e quais os resultados já alcançados até o momento.
Para lançar o novo posicionamento, também fizemos um vídeo manifesto que, além de apresentar a nova visão de sustentabilidade, mostra todas as realizações no âmbito de ESG e também convida os visitantes a serem a mudança nos seus próprios contextos sociais.
Os atuais desafios ambientais, sociais e econômicos geram uma situação delicada para o nosso futuro. Por consequência, a consciência sobre o assunto também cresce a cada dia. Em 2020, presenciamos uma grande expansão das temáticas ESG, princípios ambientais, sociais e de governança, que remodelam a forma de atuação das empresas.
A nova identidade e posicionamento, além de servirem como um grande convite para a mudança, também colocam em pauta os ideais de ESG para um público que vai muito além do investidor, impactando e engajando toda a sociedade.
Os “Compromissos de Impacto Positivo” estabelecidos pelo Itaú direcionam de forma transversal a essência e atuação dos negócios do banco. Porque assim, agindo sobre as oportunidades de transformação positiva, podemos juntos fazer um futuro melhor e possível, com olhar incondicional para o meio ambiente e as pessoas.