Longarina

Surf, empoderamento feminino e autoconhecimento


Marca | Identidade Visual | Brand Book


Como o desenho de um logo pode ser uma ferramenta para o empoderamento feminino e para desconstrução de estereótipos da mulher?

Esse foi o desafio enfrentado no rebranding da marca Longarina, uma "propose-driven company" que tem como objetivo transformar mulheres por meio de experiências do surf e do autoconhecimento.

A solução foi criar um sistema de logo que mantivesse a representação da mulher como elemento principal da marca, porém agora caracterizada pela diversidade, empoderamento e engajamento.

Como parte da solução decidimos não ter uma versão principal da marca, e sim TODAS.

O resultado: uma marca vibrante, positiva e engajadora que permite a replicação em diversos formatos e plataformas.

A Ideia

O surfe é um esporte predominantemente masculino e de mulheres estereotipadas – repleto de barreiras sociais, morais e de gênero –especialmente no Brasil.

A ideia foi criar uma marca que tivesse a capacidade de mudar essa realidade e incentivar todas as mulheres, independentemente de idade e de suas características físicas, a surfar, criando uma comunidade e um sentimento de pertencimento.

Execução

Inspirado na fluidez das telas de Van Gogh e na precisão e síntese do traço de Matisse, o resultado é uma marca viva e contemporânea, formada por traços orgânicos em linhas bem marcadas. O sistema de logo sempre é composto por três elementos-chave: o feminino, a natureza e o movimento – que unidos formam uma unidade.

A marca também ganha uma versão singular, onde a mulher aparece como figura espiritual em um desenho que se funde ao oceano – variação usada para as atividades de autoconhecimento, meditação e sagrado feminino promovidas pela Longarina.

Relevância e Adequação

Formada por uma rede colaborativa, a Longarina é baseada em um propósito sólido: trabalhar com amor para a valorização e o empoderamento feminino, gerando impacto socioambiental positivo e respeitando as práticas do comércio justo, ao formar parcerias com pequenos empreendedores de comunidades locais.

Criada em 2013, a Longarina organiza viagens e workshops de surf com mulheres por todo o Brasil. Possui uma rede que impacta 130 mil pessoas de modo orgânico nas redes sociais, além de ter uma plataforma que produz conteúdo e permite acesso à informação de qualidade na internet.

Criamos uma marca que não só identifica mas que representa a voz de um movimento – um projeto de design de impacto social.

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