Cenografia
Nada melhor para recepcionar os vencedores de um dos maiores prêmios nacionais de literatura infantojuvenil do que uma experiência lúdica e imersiva.
Assim foi a "viagem" que projetamos para edição 2018 do Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM.Um projeto completo de exposição, cenografia e atualização da identidade visual que tornou a cerimônia de premiação uma divertida viagem a navio, que teve seu início bem antes do embarque.
Além do projeto cênico e de iluminação inspirados em um barco, o evento contou com diversas ações interativas como o ingresso na forma de passaporte customizado, a cabine de "autógrafos do capitão" e as garrafas de vidro com trechos do livro premiado.
O desenho da marca do prêmio, inspirado nos antigos barcos a vapor, foi o ponto de partida da experiência proposta para evento. A ideia foi de criar um storytelling onde os convidados seriam os passageiros do nosso barco se convertendo em personagens de diversas experiências vividas ao longo da travessia – a premiação em si.
A área de credenciamento se tornou o check-in de embarque; o vencedor do prêmio virou o capitão, apresentado a todos durante a cerimônia de premiação e com direito a uma área exclusiva para autógrafos. A união de todas as cenas construiu uma história lúdica que ficou na memória dos convidados.
Grandes painéis de comunicação, instalados em pontos estratégicos do evento, criaram os cenários da narrativa e guiaram o olhar dos que por lá passavam. Passarelas foram ambientadas com boias cenográficas e placas com inspiração náutica.
Os espelhos d’água e árvores do espaço não ficaram de fora da ambientação: ganharam iluminação, como no convés de um navio, dando o clima do ambiente. Um grande texto, juntamente com painéis de comunicação, integraram as áreas molhadas, trazendo mais um link direto com o universo dos barcos.
Por fim, foram distribuídas ecobags para todos os convidados e um kit customizado com a identidade visual do prêmio.
Com o objetivo de estimular a criação literária e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade, o Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) surgiu na Espanha, em 1978, e hoje está presente em 10 países.
Ocorrendo no Brasil anualmente desde 2005, o prêmio se tornou um dos mais importantes reconhecimentos da literatura infantojuvenil, tendo recebido a inscrição de mais de mil obras originais na edição de 2018. Como prêmio o autor vencedor tem sua obra publicada na coleção Barco a Vapor, além de receber uma premiação em dinheiro a título de direitos autorais da obra premiada.
Convidados e integrantes da SM se sentiram realmente imersos na experiência de estar no interior de um barco. As demais ações interativas propostas durante a premiação também tiveram uma recepção positiva.