Prêmio Barco a Vapor SM

Uma viagem pela literatura infantojuvenil


Cenografia


Nada melhor para recepcionar os vencedores de um dos maiores prêmios nacionais de literatura infantojuvenil do que uma experiência lúdica e imersiva.

Assim foi a "viagem" que projetamos para edição 2018 do Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM.

Um projeto completo de exposição, cenografia e atualização da identidade visual que tornou a cerimônia de premiação uma divertida viagem a navio, que teve seu início bem antes do embarque.

Além do projeto cênico e de iluminação inspirados em um barco, o evento contou com diversas ações interativas como o ingresso na forma de passaporte customizado, a cabine de "autógrafos do capitão" e as garrafas de vidro com trechos do livro premiado.

A Ideia

O desenho da marca do prêmio, inspirado nos antigos barcos a vapor, foi o ponto de partida da experiência proposta para evento. A ideia foi de criar um storytelling onde os convidados seriam os passageiros do nosso barco se convertendo em personagens de diversas experiências vividas ao longo da travessia – a premiação em si.

A área de credenciamento se tornou o check-in de embarque; o vencedor do prêmio virou o capitão, apresentado a todos durante a cerimônia de premiação e com direito a uma área exclusiva para autógrafos. A união de todas as cenas construiu uma história lúdica que ficou na memória dos convidados.

Execução

Grandes painéis de comunicação, instalados em pontos estratégicos do evento, criaram os cenários da narrativa e guiaram o olhar dos que por lá passavam. Passarelas foram ambientadas com boias cenográficas e placas com inspiração náutica.

Os espelhos d’água e árvores do espaço não ficaram de fora da ambientação: ganharam iluminação, como no convés de um navio, dando o clima do ambiente. Um grande texto, juntamente com painéis de comunicação, integraram as áreas molhadas, trazendo mais um link direto com o universo dos barcos.

Por fim, foram distribuídas ecobags para todos os convidados e um kit customizado com a identidade visual do prêmio.

Relevância e Adequação

Com o objetivo de estimular a criação literária e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade, o Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) surgiu na Espanha, em 1978, e hoje está presente em 10 países.

Ocorrendo no Brasil anualmente desde 2005, o prêmio se tornou um dos mais importantes reconhecimentos da literatura infantojuvenil, tendo recebido a inscrição de mais de mil obras originais na edição de 2018. Como prêmio o autor vencedor tem sua obra publicada na coleção Barco a Vapor, além de receber uma premiação em dinheiro a título de direitos autorais da obra premiada.

Convidados e integrantes da SM se sentiram realmente imersos na experiência de estar no interior de um barco. As demais ações interativas propostas durante a premiação também tiveram uma recepção positiva.

  • Teka

     Trazendo emoção para uma marca global de eletrodomésticos   
  • Panasonic

     Um sistema leve, de baixo custo e alto impacto 
  • RA Odebrecht

    Relatório Anual Odebrecht 2018

NOS CONTE SOBRE SEU DESAFIO

Entre em Contato
PT