Relatório Anual Odebrecht 2018

O compromisso em prática


Experiência de Marca, Branding, Content, Estratégia


Tão complexo quanto construir uma marca, é reconstruir reputação.

A plataforma web anual 2018 foi desenvolvido com um objetivo bem estratégico para a Odebrecht S.A. Após assumir seus erros em 2016, formalizar um compromisso com o Brasil e passar por um longo processo de reestruturação empresarial, era hora de mostrar para o mundo o que já havia sido colocado em prática durante a sua jornada de transformação pela ética, integridade e transparência.

Nossa estratégia foi fazer um site que não só se comunicasse com o mercado financeiro, entidades ligadas à sustentabilidade e outros stakeholders, mas que também tivesse o papel de conversar com a sociedade. Por isso além da versão tradicional, desenvolvemos uma plataforma online.

Propusemos uma linguagem humanizada e acessível, em uma plataforma interativa, e "mobile first". Produzimos ilustrações, fotografias e 5 cinco vídeos que impactaram 6 seis milhões de pessoas.

A Ideia

A solução partiu do entendimento de que a empresa está em um processo de reconquistar o direito de ser ouvida pela sociedade. Por isso, o objetivo da plataforma foi tornar as realizações no âmbito da ética, integridade e transparência percebidas pelos leitores.

Nossa ideia foi trazer uma comunicação positiva e alegre, usando chamadas atrativas e cores vibrantes que identificavam os temas e capítulos do relatório.

As ilustrações, feitas em parceria com a ilustradora Marina Kanzian, tiveram como objetivo mostrar a atuação diversificada e global do grupo. Criamos desenhos geométricos simples, com associações inteligentes. Utilizamos transparência, um dos principais temas abordados, como recurso visual.

Por meio de vídeos e fotografias valorizamos os integrantes – verdadeiros protagonistas dessa transformação – e mostramos a cara da nova liderança, que assume a responsabilidade de conduzir a empresa nesse processo de mudança.

Execução

O projeto iniciou com a definição de quais seriam os conteúdos mais relevantes para o público, em seguida desenvolvemos um wireframe que evoluiu para um workflow onde definimos todas as funcionalidades e possibilidades de interação. Por fim projetamos as interações fazendo o uso de ilustrações e imagens que eram animadas com o uso do "scroll" dando sensação de dinamismo e mudança.

Desde o início nos desafiamos a impactar o maior número possível de pessoas. Definimos que a melhor maneira seria ter uma plataforma navegável, em que todo o conteúdo pudesse ser compartilhado.

O conteúdo foi responsabilidade da equipe de comunicação da Odebrecht, juntamente com a Usina 82, e a ativação nas mídias digitais ficou por conta da Edelman.

O projeto também contou com a participação da J3W que fez a programação, além da redatora Daniele Espósito na produção das chamadas e da ilustradora Marina Kanzian.

Relevância e Adequação

O relatório, que teve divulgação feita principalmente no Facebook e no LinkedIn, mostrou com êxito à sociedade como os compromissos assumidos pela Odebrecht S.A. estão sendo cumpridos.

Dados quantitativos mostram que a campanha de divulgação do Relatório Anual Odebrecht 2017-2018 teve 6 milhões de impressões nas redes sociais, 725 mil visualizações em vídeos e 16 mil interações.

O projeto teve grande importância em mostrar para a sociedade e empresas que uma mudança de atitude é possível.

No esforço das mudanças estruturantes, a Odebrecht foi, em 2018, uma das 9 nove empresas brasileiras que obtiveram nota máxima pela divulgação do Programa Anticorrupção em um estudo realizado pela ONG Transparência Internacional (- TI) com as 100 maiores empresas e os 10 maiores bancos do país.

  • Panasonic

     Um sistema leve, de baixo custo e alto impacto 
  • RA Odebrecht

    Relatório Anual Odebrecht 2018
  • Teka

     Trazendo emoção para uma marca global de eletrodomésticos   

NOS CONTE SOBRE SEU DESAFIO

Entre em Contato
PT