Naming | Marca | Identidade Visual | Brand Book
Do vintage ao moderno, Raveo é uma marca de audio pensada para gerar identificação com consumidores de perfis totalmente distintos. Utilizamos conceitos da neurociência para entender o comportamento do público, mapeando desejos e motivações que levam pessoas de todas as idades a reviverem os momentos do passado. Criamos, assim, uma marca que se comunica com diversos públicos e estilos, representando na sua comunicação os principais atributos do produto: personalidade, design único e tecnologia.
Dinâmica e cheia de personalidade, a marca deixa clara a sua referência retrô, fazendo apologia às marcas dos anos 1960 e 1970. Sua forma e desenho tipográfico faz alusão ao universo da música, desde o rock ‘n’ roll à música clássica, atribuindo movimento e atitude.
O degradê, que simula o cromado amplamente utilizado nas marcas de tecnologia, remete a atributos inovadores do produto, como o recurso de digitalizar os "LPs" para arquivos digitais. Por fim, a fotografia usada em toda a comunicação, tangibiliza o carater múltiplo da marca ao mesclar o retrô e o contemporâneo.
Desde o nome – inspirado no lendário "Bolero de Ravel" – até a solução de cada peça de comunicação, Raveo é uma marca que traz o passado para o presente, que une o clássico ao atual, uma marca plural feita para todos os públicos, classes sociais e gostos musicais. Foram criados diversos materiais e pontos de comunicação que ajudaram a consolidar a marca e seu propósito. São eles: embalagem, website, modelo de anúncio e modelo de post.
Raveo levou os consumidores a reviver o passado com toca-discos, rádios e systems, o que ativou os seguintes comportamentos intrínsecos do ser humano:
Independência: necessidade de ser diferente e autossuficiente.
Honra: ser fiel a seus valores e a seu clã social.
Curiosidade: necessidade de algo novo.
Preservação: coleções, recordações, memórias e posses.
Em um contexto global, onde as marcas lutam para se diferenciar e sobreviver, Raveo traz um estilo próprio agregando valor emocional a seus produtos e se afastando da compra motivada pelo custo-benefício. Uma solução visual e estratégica que provou que vitrola não é coisa do passado.