Teka

Trazendo emoção para uma marca global de eletrodomésticos


Experiência de Marca, Branding, Content, Estratégia


Fundada na Alemanha, em 1924, a Teka nasceu no período de auge da lendária escola de arte Bauhaus, que revolucionou o design mundial e definiu os padrões de estética e funcionalidade que temos até hoje.

Quase cem anos depois, e com presença em 116 países, a marca se viu frente a um grande desafio: modernizar-se, renovar seu design para se aproximar de seus consumidores e se tornar uma marca desejada.

Líder europeu na venda de eletrodomésticos, pias e metais no mercado profissional, para construtoras e fabricantes de cozinhas, a marca possui grande presença e escala, mas ainda pouca estima e desejo junto ao consumidor final.

Nosso desafio foi reposicionar a marca para se conectar aos consumidores dos mercados europeu, asiático e latino, se distanciando dos concorrentes e elevando a sua proposta de valor.

Propusemos uma nova identidade de marca e posicionamento baseados em emoções verdadeiras: “Teka traz alma para a cozinha e transforma o funcionalidades em soluções centradas no usuário; tudo para proporcionar momentos significativos que valem a pena ser vividos e compartilhados com as pessoas que mais se ama”.

A Ideia

A solução foi posicionar a marca como uma alternativa, claramente diferenciada da linguagem das marcas tradicionais. Teka convida seus clientes a descobrirem novas possibilidade através de três pilares:

• Criamos momentos significativos que despertam emoções reais;

• Oferecer um design essencial que simplifica tudo e inspira novas experiências;

• Surpreender Surpreendemos pessoas pela originalidade e pelo excelente custo-benefício.

Para representar qualidade e durabilidade, a marca valoriza na comunicação a sua origem alemã em uma interpretação contemporânea que destaca o design minimalista e as inovações dos seus produtos.

Em toda a comunicação trazemos autenticidade, com o uso de fotos de pessoas em momentos únicos na cozinha e imagens de produtos isolados em uma iluminação surpreendente valorizando também o design.que valorizam os produtos como obras de design.

Execução

O posicionamento global da marca foi pensado para que suportasse pequenas adaptações locais em mercados, como o asiático, onde a marca já possui grande estima e valoriza muito sua origem alemã é um diferencial.

Foram mais de dois anos de trabalho junto ao Teka Design Team e ao Departamento de Marketing, com diversos encontros presenciais no headquarters da empresa na Espanha, e mais de 30 entrevistas com executivos em 26 países.

Desenvolvemos o posicionamento completo que incluiu: território da marca, propósito, pilares, valores, personalidade, tópicos de comunicação e manifesto da marca.

Além do posicionamento, foi renovada toda a identidade traduzida em um brandbook com recomendações de uso da marca, tom de voz, estilo fotográfico, elementos gráficos, showroom, ponto de venda e uso da marca no universo digital .

Relevância e Adequação

Com a estratégia de marca e identidade visual baseada na emoção, no design e nas inovações significativas aproximamos a marca dos consumidores finais e consolidamos a empresa em uma disposição até então pouco explorada pelos concorrentes que se posicionam ou pelo aspecto funcional da inovação ou pelo cotidiano.

O posicionamento criado trouxe em seu DNA a herança alemã, e em sua essência o design, a simplicidade e a precisão.

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