Wecycle

Inovação e estratégia para um futuro desejável


Design Thinking | Innovation | Brand Strategy | Brand Experience | Naming | Visual Identity | Brand Book


A sociedade já tem consciência da necessidade da reciclagem do plástico, porém ainda vê como inferiores os produtos fabricados com plástico reciclado. Para avançar na reciclagem precisamos mudar esta ideia, gerando um processo de transformação na sociedade e na cadeia produtiva.

No intuito de criar transformações positivas no Brasil e no mundo, buscamos entender estas dinâmicas e em um processo de cocriação junto ao cliente chegamos no conceito do Wecycle, uma plataforma que engaja sociedade, indústria e varejo.

O selo Wecycle, inspirado em dois semicírculos que representam o ciclo em equilíbrio e a constante evolução, ajuda os consumidores a identificar produtos elaborados com plástico reciclado de qualidade e responsabilidade social. Afinal, além da questão ambiental, a plataforma promove a inclusão e o desenvolvimento socioeconômico para catadores de materiais recicláveis.

A Ideia

Como agente ativo na cadeia do plástico, a Braskem acredita na valorização dos resíduos pós-consumo como uma das soluções para o descarte consciente. Fomos convidados a desenhar uma solução que agisse diretamente na valorização dos resíduos plásticos.

Após pesquisas, entrevistas e dinâmicas de inovação junto ao cliente, cocriamos uma plataforma que tem como objetivos desenvolver negócios, formar parcerias, fomentar iniciativas e encontrar soluções em todos os elos da cadeia de reciclagem do plástico.

A estratégia e a identidade de marca partem dos conceitos de colaboração e integração como resposta para uma marca que se comunica com toda a cadeia da reciclagem: desde as cooperativas de catadores, recicladores, até a indústria, o varejo e os formadores de opinião.

Em paralelo à plataforma, o selo Wecycle é a interface com o consumidor, atestando a qualidade, origem e agregando valor ao plástico reciclado.

Execução

Wecycle é uma solução do Brasil pensada para ter impacto global.

Nome, marca e identidade foram criados para inspirar colaboração.

A linha visual é clean, objetiva e fácil compreensão.

Seu movimento e seu degradê entre os dois tons de verde representam a corrente de envolvidos nesse processo e as parcerias do programa. Além disso, a simetria dos dois círculos remete diretamente ao equilíbrio e à forma do infinito.

Relevância e Adequação

O projeto trouxe impacto positivo a toda a sociedade ao promover:

• Responsabilidade social: apoio ao desenvolvimento e profissionalização de cooperativas de reciclagem.

• Inclusão social: inclusão e desenvolvimento socioeconômico dos catadores de materiais recicláveis e estímulo profissionalizante e empreendedor.

• Mudança de cultura da sociedade: as pessoas já têm consciência da necessidade de reciclagem do plástico, mas ainda enxergam os produtos manufaturados com plástico reciclado como inferiores. Wecycle veio para mudar esta visão equivocada.

• Redução do impacto ambiental: resíduos plásticos se transformaram em bicicletas, kits de pintura, embalagens industriais etc., em um total de mais de 700 toneladas de plástico reciclado.

Uma solução integrada de estratégia, inovação e design de impacto socioambiental.

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