A educação sempre fez parte do Grupo XP. Desde os primeiros dias. A inovação, também. Não é à toa que a corretora começou em uma salinha e hoje já ocupa um lugar entre as maiores do país.

Agora, se inovação e educação são alguns dos pilares de sustentação do grupo, o que acontece quando juntamos os dois? Nasceu assim, a XP Educação, a faculdade de negócios e tecnologia da XP. Com uma proposta totalmente diferente, invertendo a lógica e apontando um caminho que até então ninguém tinha pensado.

E nosso desafio foi tirar isso do papel.

Conceito

Com a tagline "Aprenda com quem faz", a XP Educação chega ao mercado com uma proposta inovadora: o Employer U, um modelo onde os empregadores contribuem para formar os melhores talentos para o mercado. Aprenda com quem faz significa que a XP virou o jogo, inverteu a lógica da educação com um ensino que nasceu dentro das empresas e, por isso, é muito mais apto para preparar alunos para a nova economia digital.

Estratégia de marca

O projeto nasceu de forma inovadora com metodologias ágeis e criação colaborativa com os alunos e os times da XP. A Keenwork liderou a estratégia de marca, posicionamento e identidade da XP Educação. Nosso desafio era criar algo novo e diferente das faculdades tradicionais, um território que
fosse proprietário e que falasse de transformação e tecnologia.

O desenho do logotipo traz detalhes importantes como a letra "e" que se projeta e representa movimento, dinamismo e velocidade para impulsionar carreiras, empresas e pessoas na nova economia digital. Já o gradiente simboliza transformação, enquanto as cores reforçam a origem
e a vontade de ajudar a transformar o país por meio da educação.

Arquitetura de marcas

Definido o território de marca, a identidade visual e o tom de voz, foi a vez de olhar para os cursos e organizar a arquitetura de marcas e a estratégia de comunicação de cada um deles. Assim, criamos um ecossistema de educação. Um lugar onde alunos podem sonhar grande na carreira e aprender dentro das
empresas com situações reais do mercado.

Uma arquitetura de marca que acompanha todo nosso trabalho e representa uma educação longe de ser engessada. Com um ensino flexível, dinâmico, inteligente e pensado para a era das grandes inovações tecnológicas.

A Comunicação

O formato disruptivo da XP Educação trazia um grande desafio de comunicação: tínhamos que impactar e atrair com uma comunicação "bold" e, ao mesmo tempo, simples e objetiva para facilitar o entendimento da proposta.

Assim, foi criada uma narrativa e um posicionamento para cada tipo de curso, desde os bootcamps, até o modelo inovador de faculdade “custo zero” para o aluno. Uma comunicação que não veio para fazer mais do mesmo, nem ficar presa na caixinha. Chegamos para questionar e fazer o novo, enquanto outros continuam fazendo o velho.

NOS CONTE SOBRE SEU DESAFIO

Entre em Contato