Design de cartazes | Employee Branding
A série de cartazes criados para a Youse, uma plataforma inteligente de venda de seguros online da Caixa Seguradora, tinha como objetivo divulgar, de maneira lúdica, os 20 propósitos de todas as áreas da Youse.
A solução para obter o conhecimento interno foi unir o humor com o design. Fazendo alusão a uma ferramenta de busca, criamos a #yousePedia, um campo de busca que apresenta o propósito da área e sua definição.A estrutura visual criada foi apoiada pelo símbolo da empresa, que aparece nas suas diversas cores, interagindo com imagens divertidas cheias de atitude.
O resultado: um conjunto de cartazes instigantes, proprietários de uma unidade visual e que superaram as expectativas de lembrança entre os colaboradores.
Considerando a atuação digital da empresa e a idade média dos funcionários, buscamos soluções associadas ao mundo digital e ao imaginário jovem.
A ferramenta de busca #yousePedia funciona como um glossário dos propósitos, tornando-os mais acessíveis aos funcionários.
Os pôsteres seguem a linguagem gráfica da marca, que sempre aparece no centro da peça em suas diversas versões de cor promovendo identificação e reconhecimento.
A escolha de imagens do imaginário popular jovem, traduz de forma lúdica e divertida os propósitos da marca, tornando os conceitos mais marcantes. E, sempre que possível, fazendo alguma associação direta ou indireta ao propósito.
Além disso, o recurso gráfico da ferramenta de busca #yousePedia conecta a peça com o universo digital criando uma unidade gráfica, o que possibilita o uso dos cartazes, tanto individualmente quanto em conjunto. Também permite que possam ser expostos separadamente ou em forma de estampa aplicados em parede por adesivo ou técnica lambe-lambe.
Após a divulgação da série de pôsteres, que ocorreu por meios digitais e impressos, foi feito um "quiz" com os funcionários da Youse. O resultado, muito positivo, superou a meta de 80% de recordação.
Um projeto de grande relevância que colaborou para o engajamento interno, para a construção de um ambiente de trabalho inspirador e para a consolidação da cultura da empresa.
Além disso, o projeto contribuiu para que mais funcionários estivessem alinhados com os mesmos objetivos da empresa e auxiliando a Youse a se manter entre as 10 melhores empresas para se trabalhar. (Love Mondays ranking 2018)